A décima edição do Architectural Photography Awards anunciou sua lista de finalistas selecionados a partir das inscrições de 64 países diferentes. As fotografias estão divididas em seis categorias: Exterior, Interior, Senso de Lugar, Edifício em Uso, fotos tiradas com Dispositivo Móvel, com "Pontes" sendo o tema deste ano, e Portfólio, sob o tema "Centros de Transporte". As fotografias serão exibidas no World Architecture Festival (WAF) Lisboa, em Portugal, de 30 de novembro a 2 de dezembro. Os vencedores, dois por categoria, serão anunciados até o final do festival.
Agora que “todo mundo é fotógrafo”, a importância de uma boa fotografia de arquitetura aumentou por causa da miríade de imagens que clientes em potencial (e jurados de prêmios!) encontram todos os dias. O programa APA é um lembrete anual de como a fotografia arquitetônica pode aprimorar nossa compreensão do design, em vez de apenas registrar o que está lá. Ele deve continuar por muito tempo. - Paul Finch, diretor de programação do World Architecture Festival
Este ano o júri é composto por Richard Bryant, fotógrafo de arquitetura e Exmo. FRIBA, Exmo. Doc Design Universidade de Kingston; Katy Harris, sócia e chefe de comunicação da Foster + Partners; o especialista imobiliário Kunle Barker; Vicky Richardson, chefe de arquitetura e curadora da Heinz na Royal Academy of Arts; o designer e estrategista de marca John Rushworth; Stewart Hicks, Professor Associado de Arquitetura da Universidade de Illinois; Farshid Moussavi OBR RA, arquiteta e fundadora da Farshid Moussavi Architecture; Patrik Schumacher, arquiteto e diretor da Zaha Hadid Architects; e Liu Xinghao, vencedor geral do Architectural Photography Awards 2021.